MOSTRA / 01




MOSTRA /01: “HOJE/AMANHÔ 

Hoje/amanhã é para ontem: a arte contemporânea brasileira está em atividade.

Em virtude da seriedade com que têm tratado o próprio trabalho, jovens artistas ganham cada vez mais visibilidade nos salões e galerias do País. Trata-se de uma geração de não só ocupa esses espaços, mas que exige também a criação de novos outros, a fim de comportar uma produção abundante e de linguagens diversificadas.

A exceder a “exibição de arte” nos convencionais locais expositivos, existe o desejo de que o público tenha acesso às obras de fato. É perceptível a distância que surge entre observador e objeto de arte, quando a galeria coloca este último em destaque para ser contemplado e suscitar reflexões, conferindo-lhe um caráter de certa forma sacro.

A feira de arte cria a oportunidade de interação direta com a obra e com o artista, figura geralmente anônima. Traz quantidade e variedade, contemplando diferentes gostos, objetivos, anseios… Acima de tudo, tende a desmistificar a obra enquanto algo distante ao transportá-la da galeria para as nossas casas.

Esta é uma Feira de Arte selecionada, apresenta quatro nomes de peso. Jovens de grande poder para o cenário artístico hoje. Principalmente amanhã.

Curadoria Marina Manzur





FICHA TÉCNICA


ARTISTAS

CLARICE GONCALVES
pintura

FÁTIMA MADEIRO
gravura

desenho e colagem sobre papel

fotografia




BIO DAS ARTISTAS


CLARICE GONÇALVES - Formada pela Universidade de Brasília (UnB), premiada em salões como o de Joinville, tem sido convidada para exposições coletivas e individuais em todo o Brasil, que a apontam como uma das principais artistas que surgem hoje na Capital Federal. Clarice demonstra domínio e ousadia no uso da cor e nas escolhas temáticas, que nos dão sensação de familiaridade. Apresenta traços inconfundíveis que nos faz reconhecer sua pintura onde quer que esteja. 




CURADORIA
Marina Manzur

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Flavia Gimenes

MONTAGEM
Chico Mozart

PATROCÍNIO
Art du Vin
Clube das Nações
Alphagraphics Brasília




BIO DAS ARTISTAS


FÁTIMA MADEIRO - também graduada pela Universidade de Brasília (UnB), opta pelas ricas possibilidades da gravura em metal, ao criar um desenho minucioso e delicado, permeado, contudo, por uma forte e singular personalidade, igualmente presente nos trabalhos em grafite. Suas obras já puderam ser vistas em exposições na Câmara dos Deputados, no Espaço Piloto Ida Vis (UnB) e na Galeria Dulcina, quando cativaram o público pela elegância dos traços e dos temas.